2011ARQUIVOOpinião

[opinião] Novo “telagate” do iPad 2 promete atrair visitas para diversos sites e jornais

Quem não lembra do já notório antennagate, em julho do ano passado? Na época, quem lia os jornais chegava a acreditar piamente que o iPhone 4 tinha um grave defeito de conceito, que o fazia não funcionar. Com isso, muitos aclamavam que a Apple deveria fazer recall de todos os aparelhos, pois eles não podiam funcionar do jeito que eram. Pois bem, com o tempo todos tiveram a oportunidade de ter o iPhone 4 em mãos e viram que a história foi muito, mas MUITO exagerada.

Agora, com o iPad 2, uma nova ameaça de escândalo sensacionalista paira pelo ar, a qual vamos chamar aqui com o carinhoso nome de “telagate“. Na verdade, é bem parecido com o que tentaram fazer com o iPod touch 4g.

Defeito de fabricação?

Para fazer um tablet ‘fininho’, a Apple precisou mudar a tela dele e deixá-lo realmente menos espesso. Com isso, ao ser visualizado no escuro, com a tela toda preta, algumas escapadas de luz aparecem em pontos precisos, como a proximidade do conector USB e do fone de ouvido. Fizemos a prova pessoalmente e de fato constatamos o fenômeno, que realmente acontece, confira no vídeo:

Porém, repare que é preciso aumentar a luminosidade da tela no máximo para poder visualizar os pontos de luz, mesmo no escuro. Além disso, só é possível perceber isso com o fundo preto; na visualização normal de vídeos, jogos ou páginas de internet, é quase impossível perceber algo. No uso cotidiano, o problema não existe. Mesmo.

É um defeito de fabricação? Eu pessoalmente acredito que não e é ainda muito cedo para afirmar algo. Mas com certeza vocês ainda verão alguns jornalistas por aí dando mais importância do que deveriam ao fato. Estejam preparados.

O ideal será quando a Apple finalmente adotar telas OLED em seus gadgets, aí sim teremos imagens com maior qualidade e preto muito mais preto.

Botão Voltar ao topo