2011ARQUIVO

Aplicativo GarageBand pretende transformar o iPad 2 em um verdadeiro estúdio musical portátil

O novo iPad 2 não se diferencia da concorrência apenas pelas características de hardware, mas também pelo seu software, ponto que sempre foi forte nos dispositivos iOS.

Uma das grandes novidades de ontem foi, sem dúvida, a apresentação do novo aplicativo GarageBand para iPad, um utilitário musical que promete transformar o tablet no amigo inseparável de qualquer músico, seja ele profissional ou amador.

Ele potencializa ao máximo uma tendência que já existia na App Store: o sucesso de aplicativos musicais no iPad. Com sua solução própria, a Apple mostra que é possível ir muito mais além no desenvolvimento de utilitários do gênero, usando diversos recursos próprios do tablet para aumentar a integração do usuário com o aplicativo. Ele permite, assim, que o conteúdo fique tão facilmente acessível que mesmo quem não saiba tocar nenhum instrumento musical possa criar músicas inéditas.

Qualquer um pode fazer música com o GarageBand. Claro, isso não quer dizer que o resultado seja profissional, mas mesmo assim ajuda no crescimento do conhecimento musical. Com o aplicativo, você pode tocar piano (ou vários tipos de teclado), bateria, baixo, guitarra e violão, tudo com o multitoque na tela.

E a interatividade é intensa: graças à sensibilidade do acelerômetro interno, é possível tirar os mais variados sons apenas alterando a força com que se toca no instrumento virtual. Em uma tecla de piano, por exemplo, o som sai diferente de acordo com o peso do toque, similar ao instrumento real.

Uma função chamada Smart permite a criação quase automática de música para quem desconhece completamente os instrumentos, facilitando a criação de composições amadoras.

Além dos sintetizadores internos, os músicos mais profissionais poderão acoplar seus próprios instrumentos reais para gravar trechos, que podem ser editados em diversas faixas diretamente no iPad. Um verdadeiro estúdio de gravação ambulante.

Veja parte da apresentação de ontem, onde o GarageBand é mostrado (13 min, em inglês). O resultado é incrível.

YouTube video

O novo GarageBand estará disponível para a venda na App Store a partir do dia 11 de março, por $4,99. Ainda não ficou claro se ele será compatível com o primeiro iPad, mas pelo que parece, o aplicativo exige um poder de processamento que talvez o tablet anterior não tenha.

Botão Voltar ao topo