2011ARQUIVO

Apple começa a testar internamente sistema de destravar a tela com sequência de gestos

O site 9to5mac acaba de publicar imagens que seriam de um sistema interno da Apple (o AppleConnect) de uso exclusivo de funcionários. É com ele, por exemplo, que os vendedores das lojas realizam os pagamentos dos clientes. Como é algo que precisa de uma camada de segurança adicional, a Maçã teria adotado uma maneira diferente de se ter acesso ao sistema (geralmente usado em um iPod touch). Este procedimento de segurança, porém, já é bem conhecido de quem não usa produtos Apple.

Como é muito importante a segurança do acesso ao aplicativo de pagamentos, a clássica senha do iOS parece não ser o suficiente. Para destravar o sistema, o funcionário tem acesso a 9 pontos divididos em 3 colunas na tela. Ele precisa ligar alguns destes pontos em uma sequência pré-definida, de uma forma muito similar ao modelo padrão do sistema Android, da Google.

Não é muito normal da Apple (e nem muito bonito) copiar ideias de outros sistemas, assim, tão explicitamente (apesar do Android ser o que é hoje graças ao iPhone).

Não há indícios que apontam uma adoção deste sistema no iOS público, mas é interessante notar que os botões são diferentes do padrão atual. Será que teremos uma mudança de interface no iOS 5?

Botão Voltar ao topo