2011ARQUIVO

A eterna novela: brasileiros ainda sofrem com a falta de estoques do iPhone 4

Comparado com outros países, o número de iPhones em circulação no Brasil sempre foi considerado baixo; afinal, aqui se vende em um ano o que os Estados Unidos leva apenas alguns dias para vender. Porém, contrariamente ao que se possa imaginar, a culpa não seria das operadoras e nem do consumidor brasileiro, mas da própria Apple.

Aliás, parece que nunca um modelo de iPhone foi tão problemático neste sentido. A combinação do enorme sucesso do aparelho com o envio de pequenas quantidades para o país está fazendo com que o problema de abastecimento que aconteceu em setembro passado, logo após o lançamento nacional, se repita com força também neste início de ano.

Desde meados de janeiro que vários leitores nos perguntam onde encontrar o iPhone 4 em grandes capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Fortaleza, Manaus e muitas outras. Segundo diversos vendedores, a falta está acontecendo desde dezembro e quando chegam na loja (geralmente não mais que 5 unidades), todos são vendidos rapidamente.

O carioca Pedro Matioli é um dos que está à caça do aparelho, sem sucesso. Há mais de duas semanas ele procura em diversas lojas do Rio, com todas as operadoras, mas sempre recebe a mesma resposta: “Não há nada no estoque e nem previsão para receber“. Em algumas, a fila de espera chega a ter mais de 300 pessoas.

E a escassez de oferta não é exclusiva das agências físicas: a falta de aparelhos também atinge as lojas online de todas as operadoras. No momento de publicação deste artigo, nenhuma das 4 operadoras possuía o iPhone 4 para venda imediata.

A situação é complicada até mesmo para quem consegue, com muita sorte, encontrar algum aparelho. Algumas agências abusam do consumidor ao exigir que a compra do aparelho seja atrelada a um plano de fidelidade, prática esta denunciada pelo Blog em dezembro e que é totalmente irregular, por ferir o Código de Defesa do Consumidor.

Para piorar ainda mais, mesmo conseguindo comprar o aparelho, não é certo que o cliente consiga usá-lo, pois as operadoras nem sempre possuem o cartão micro-SIM para fornecer.

É uma pena que o Brasil esteja recebendo uma quantidade insuficiente de aparelhos por parte da Apple. O iPhone 4, com seu novo design e novas funcionalidades (como o FaceTime e a tela Retina) atraiu vários novos consumidores, se tornando um verdadeiro sucesso nacional. Este ano tinha tudo para ser o ano do iPhone no Brasil mas, por falta de abastecimento (seja por problemas de produção mundial ou porque o Brasil não é tão prioritário para a Apple), este crescimento está sendo fortemente freado, infelizmente.

Botão Voltar ao topo