jan 20

Governo brasileiro quer classificar tablets como PCs, para ganharem isenção de impostos

Escrito por iLex, às 18:32 - 20 de janeiro de 2011 47 comentários »

Pelo que parece, a informação de que a presidente Dilma queria reduzir os preços dos tablets no país não era só promessa. Hoje, na Campus Party (evento que acontece em São Paulo até o próximo domingo), o Ministro das Comunicações Paulo Bernardo confirmou ao jornal Folha de S.Paulo que as discussões começarão já no dia 24 com o chefe da pasta do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.


Foto: Cris Komesu/Folhapress

A ideia é começar a classificar os tablets na mesma categoria de PCs, que hoje possuem uma isenção de 9,75% de IPI, PIS e Cofins. Isso permitiria que os preços para o consumidor final fossem mais baixos.

Existe uma norma hoje do MDIC acertada com a [Secretaria] da Fazenda sobre os equipamentos que utilizam a isenção. Vamos conversar a partir da próxima semana para ver a possibilidade de dar o mesmo tratamento para os tablets. [...] Discutiremos qual será a configuração. Pensamos em configuração mínima e preço máximo. Acesso à internet é condição fundamental.

A iniciativa foi muito bem recebida pelos fabricantes nacionais.

dica do leitor Henrique

Leia também:


47 comentários »


E você, o que achou? Deixe seu comentário!

Antes de postar, conheça nossos Termos de Uso.

Você pode usar estas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Se você quer ter uma foto no seu comentário, inscreva seu email no Gravatar e comente usando o mesmo endereço.