2011ARQUIVO

Cuidado para não seguir um perfil falso no Twitter achando que é verdadeiro

Vez ou outra, recebemos dicas de leitores relativas a informações coletadas no Twitter de contas que supostamente seriam de pessoas conhecidas no “meio iPhone”. Mas a verdade é que nem Steve Jobs, nem Geohot possuem conta no serviço de microblogs. Confira uma pequena lista de twitters que não são de quem diz que são.

@ceoSteveJobs

Sem dúvida, o mais engraçado deles. Este perfil satírico segue a mesma linha criativa do saudoso Fake Steve Jobs, usando o “Campo de Distorção da Realidade” nos mais variados contextos. (Atualização: a conta foi suspensa, mas ele criou uma outra, dentro das regras do Twitter: @falseSteveJobs).

@geohot

O famoso hacker geohot até tinha uma conta verdadeira no Twitter, mas resolveu fechá-la no ano passado, quando anunciou sua retirada do meio jailbreak. Foi então que diversos espertinhos tentaram se aproveitar da oportunidade para criar contas falsas, iludindo milhares de usuários. Os mais inescrupulosos (que se aproveitam para criar sites falsos e depois revendê-los) são o @geohotUS,  @geohot_us e @geohot_dev. Fuja deles.

@AppleOfficialBR

Felizmente esta conta já foi suspensa. Ela prometia o sorteio de iPhones e produtos da Maçã, alegando ser oficial. Muitos brasileiros acreditaram.

Como descobrir se o perfil é confiável?

Primeiro de tudo é sempre bom ler o campo INFO do perfil. Muitos deles avisam que são fakes e possuem o intuito apenas de diversão. A única certeza que se tem é quando o perfil possui o selinho azul de conta verificada, que é a garantia do próprio Twitter de que aquela é a pessoa verdadeira. Se um dia Steve Jobs tiver a sua conta lá, com certeza terá este selo.

A Apple, ao contrário de outras empresas, não incentiva seus funcionários a se comunicarem com o mundo sobre seu trabalho, até porque toda a comunicação é sempre muito bem controlada. Apenas dois diretores dela estão no Twitter: Scott Forstall (@forstall) e Phill Schiller (@pschiller). Steve Wozniak também está presente, com sua conta devidamente certificada (@stevewoz).

As únicas contas oficiais da Apple no Twitter são as das suas Stores: @AppStore, @iTunesMusic, @iTunesMovies, @iTunesTrailers, @iTunesTV e @iTunesPodcasts.

Botão Voltar ao topo