2010ARQUIVO

Word Lens traduz qualquer palavra em inglês usando a câmera do iPhone

Há dias surgiu na App Store um aplicativo que deve ainda dar muito o que falar: é o Word Lens, que traduz palavras em tempo real, bastando apontar a câmera do aparelho para elas. Pelo menos é o que ele promete.

A ideia fascina: qualquer cartaz em um idioma estrangeiro pode ser traduzido imediatamente, como se você o estivesse lendo na sua língua. É o sonho de qualquer viajante internacional.

A imagem que ilustra o aplicativo impressiona ao mostrar um mesmo cartaz traduzido em duas línguas. A princípio é muito difícil de acreditar.

Mas a proposta dele é essa mesma, a de mudar a imagem que você vê com a tradução para a sua língua. Veja um vídeo feito pelo nosso colega da Macworld Brasil, William Marchiori, em que ele destaca os principais pontos do Word Lens:

Veja a matéria completa no site da Macworld Brasil

Na sua versão gratuita, o aplicativo somente inverte as palavras que lê (ou as apaga das imagens). É possível comprar módulos de tradução por 4,99$ (no momento, apenas há opção de inglês para espanhol e espanhol para inglês, mas espera-se que no futuro outras línguas sejam suportadas).

Nós adquirimos o módulo Inglês para Espanhol e fizemos nossos testes.

Na vida real, pelo que percebemos, a ideia tem muito ainda que evoluir para ficar realmente funcional. Não é sempre que ele reconhece as palavras e seguidamente fica em dúvida em qual tradução escolher quando há mais de um significado, o que resulta muitas vezes em um letreiro frenético e nada compreensível. Isso não é possível de ver na versão demo, que só inverte as palavras.

Ele também tem dificuldade em ler caracteres com serifa (tipo Times New Roman); as sem serifas (tipo Arial e Helvetica), mais comuns em placas de estrada, são melhor reconhecidas.

Mas a tecnologia realmente promete, e quando estiver mais evoluída poderá ser um grande instrumento tecnológico para viagens e traduções. Quem quiser testar, pode baixar gratuitamente o aplicativo na App Store (link). Só funciona no iPhone 4 e 3GS, além do iPod touch 4g (que possui câmera).

Botão Voltar ao topo