Quem criou uma nova conta na App Store nos últimos meses percebeu que as regras para criar senha ficaram bem mais rígidas. Agora o usuário é obrigado a escolher uma palavra de no mínimo 8 caracteres, que devem conter obrigatoriamente um número e uma letra em maiúsculo e outra em minúsculo, além de não permitir três caracteres repetidos em sequência (rumores também afirmam que deve-se dar três pulinhos em uma perna só, mas a Apple preferiu não se pronunciar sobre o caso).

Pelo fato da página não estar totalmente em português, muitos usuários se confundem quanto a isso e desconhecem a razão de não conseguirem criar uma boa senha.

Nada disso é paranoia da Apple. Toda esta rigidez tem a clara intenção de proteger o usuário mais inocente, que costuma colocar padrões como ’12345′ (por exemplo) ou a data de aniversário em suas senhas. Mas isso tem um preço: com toda esta proteção, ficamos impedidos de usar nossa senha preferida ou de fácil memorização, porque devemos respeitar as regras de segurança impostas pelo sistema. O que fazer nesse caso?

Felizmente há uma maneira de mudar a senha para uma de sua preferência, sem tantas limitações. ;)

O fato é que essa rigidez só acontece no momento de criação da conta e não quando você for mudar a senha. Então, tudo o que você tem a fazer é pedir para trocar a senha depois que a conta for criada. A Apple tem até uma página especial para isso, toda em português:

Nesta página, você pode recriar sua senha como quiser, sem nenhuma regra especial (a única, na verdade, é que tenha no mínimo seis caracteres). Isso possibilita que você use aquela sua habitual, sem precisar se adaptar com as regras de segurança impostas pelo atual mundo digital.

Claro, o conselho é que, mesmo assim, você escolha uma senha segura para todos os serviços online que você utiliza. Procure sempre colocar um número nela, que não seja tão óbvio para amigos e familiares. Afinal, a dica tem o objetivo de dar a você mais opções e não de deixá-lo desprotegido com senhas padrões, não é mesmo? ;)