2010ARQUIVO

[iOS 4.2] Confira a grande lista de mudanças no iPad com o novo sistema

Esta versão do iOS 4.2 traz pela primeira vez a unificação dos sistemas do iPad, do iPhone e do iPod touch, apresentando as mesmas funções para todos os dispositivos móveis da Apple. Mas é justamente o tablet que ganha o maior número de mudanças, pois o seu sistema não sofria uma atualização desde o seu lançamento, em abril deste ano.

A liberação pública deve acontecer a qualquer momento desta semana, apesar da Apple geralmente preferir as terças-feiras para lançar suas atualizações.

A seguir, nosso listão das novidades que o novo sistema trará para o iPad.

Finalmente algo que todos os brasileiros e portugueses esperavam: o suporte da nossa língua no tablet da Apple. Até então, quem importava tinha que se contentar com o inglês ou, em casos mais extremos, com o espanhol.

Assim como no iPhone e iPod touch em junho, agora o iPad também tem direito a ter acesso rápido aos últimos aplicativos usados, através do Seletor de Aplicativos (app fast switch). Para acessá-lo, basta tocar duas vezes no Botão Início (Home).

Ao arrastá-lo para esquerda, você tem acesso a todos os apps usados. Arrastando para a direita, você vê algumas opções de volume, brilho e mídia. Você também pode bloquear a orientação da tela.

Até então, a mudança de orientação da tela do iPad podia ser bloqueada pelo botão externo. Agora, este botão volta a sua função original (a de silencioso) e a única maneira de travar a rotação é através do Seletor de Aplicativos.

Dica: se após a atualização, seu iPad estiver sem som, veja se o botão físico não se encontra no vermelho. ;)

Assim como no iPhone e iPod, o iOS 4.2 traz ao iPad a opção de escolher entre três tipos de letras nas Notas, Helvetica, Chalkboard e Market Felt.

Novidade do 4.0 no iPhone, todas as contas de email agora pode ser visualizadas em uma única janela, facilitando bastante a consulta de mensagens.

Além disso, agora ele também abre arquivos em outros aplicativos instalados.

Função esperada desde o seu lançamento, a multitarefa chega finalmente ao iPad. Com ela, é possível voltar aos aplicativos no ponto exato onde os deixou, ou então usar apps como o Skype enquanto realiza outras tarefas.

Ao enviar fotos por email, agora é possível determinar o tamanho da imagem a ser mandada, direto no corpo do email.

Outra função muito esperada, que promete melhorar muito a produtividade com o tablet. Com as Pastas, é possível organizar os aplicativos na tela de início como melhor convier. No total, cada Pasta pode conter no máximo 20 aplicativos.

Esta novidade é apenas para quem adquirir o novo AppleTV. O AirPlay permite que se visualize fotos e vídeos presentes no iPad diretamente na TV, sem o uso de fios, além de escutar música em equipamentos de som sem fio compatíveis.

Agora será possível imprimir fotos e documentos presentes no iPad, direto para uma impressora sem fio compatível. No momento, apenas algumas da HP suportam a novidade, mas é apenas uma questão de tempo até que outras apareçam no mercado. Será possível também, através do iTunes, usar as impressoras compartilhadas do computador.

Algumas novas restrições aparecem nesta versão, úteis para quem empresta seguidamente o aparelho para os filhos ou amigos. Você poderá agora impedir que qualquer um instale ou desinstale aplicativos, contas de email, altere a configuração de Localização, ou adicione amigos no Game Center.

Ao incluir uma conta MobileMe no email, uma opção de criação de ID gratuito aparece, coisa que não era possível nas versões anteriores.

Uma função que muitos esperam há muito tempo: a busca de palavras em páginas de internet. Para isso, basta incluir a palavra no campo de busca do Google no Safari; a lista começará com sugestões da internet, mas no final vai apresentar a opção de buscar na página.

Também houve uma pequena mudança na barra superior do Safari. Agora é possível visualizar o número de páginas abertas, e um novo menu permite a impressão de páginas.

O sistema agora cria um calendário de aniversários automaticamente, de acordo com as informações presentes nos Contatos. Infelizmente ainda falta a possibilidade de ajustar um aviso sonoro/visual para eles.

Com o iOS 4.2, finalmente o iPad também ganha sua versão do Game Center, o centro social de jogadores da Apple.

Curiosidade: o número máximo de amigos que você pode ter é de 501. ;)

Se você ainda não viu, não deixe de conferir nosso vídeo com as novidades no iPad.

O iOS 4.2 é compatível com:

* iPhone 4, iPhone 3GS e iPhone 3G (limitado em algumas funções).

* iPod touch 4g (2010), 3G (2009) e 2G (2008 – limitado em algumas funções)

* iPad (todos)

Botão Voltar ao topo