2010ARQUIVO

Testamos o Parrot AR.Drone, o quadricóptero controlado pelo iPhone, iPod touch ou iPad

O brinquedinho foi apresentado no início do ano, na CES 2010, mas só agora conseguimos colocar as mãos em um. É o Parrot AR.Drone, um helicóptero de quatro hélices (quadricóptero?) cujo controle é feito inteiramente pelo iPhone, iPod touch ou iPad.

Para quem não conhece, o AR.Drone é um aeromodelo de verdade, capaz de voar. E como voa! Seu sistema de 4 hélices permite um bom controle dos movimentos e estabilidade no ar. Isso, claro, depois de muita prática de controle.

Ele possui duas câmeras de vídeo acopladas, uma na frente e outra abaixo do brinquedo, permitindo visualizar na tela do iPhone/iPad as imagens em tempo real. É um verdadeiro instrumento de espionagem! :)

Tudo é feito pela rede wireless que é transmitida pelo próprio Drone. Você primeiro instala no seu iPhone, iPad ou iPod touchum aplicativo gratuito da App Store (link) que servirá como “joystick virtual“. Depois, conecta o aparelho no Wi-Fi emitido pelo Parrot. A partir daí, você já pode controlá-lo.

Ele possui um verdadeiro computador de bordo: processador ARM9 de 468MHz e conectividade Wi-Fi a/b (não deixe ele se distanciar muito de você, senão perde a conexão), com sensores e acelerômetro que permitem estabilizar o voo. Ele chegou a receber, na CES 2010, o primeiro prêmio na categoria Electronic Gaming Hardware.

Ele possui duas “vestimentas”, inclusas na caixa: uma para ambientes fechados (indoor), com os 4 aros pretos que protegem as hélices, e outra mais colorida, para ambientes abertos.


Foto: divulgação

Confira um rápido vídeo com nossos testes:

YouTube video

Os pontos negativos que encontramos foram dois. O primeiro é a duração da bateria, que não permite muito mais que 20 minutos de voo. Para passeios em parques ou grandes áreas abertas, o ideal é sempre ter uma ou duas baterias sobressalentes, para não precisar ir toda hora no carro para recarregar o Drone.

Outro ponto que nos deixou decepcionados foi a fragilidade do material. Os arcos pretos são feitos de poliestireno (sim, isopor), que com as constantes quedas causadas por pilotos menos experientes, podem facilmente ter sua estrutura danificada.

Fora isso, não há do que reclamar.

Realmente um “brinquedinho de adultos” que rende boas horas de diversão para toda a família, principalmente aos amantes de aeromodelismo.

A Parrot ainda não possui representante no Brasil e por isso a compra deve ser feita no exterior. Na Amazon americana, seu preço é de US$ 299,99.

Nossos agradecimentos ao Tião e a Cris, que nos permitiram colocar as mãos no Drone e testá-lo. ;)

Espero que este artigo não estrague o Dia das Crianças de ninguém. :P

Botão Voltar ao topo