2010ARQUIVOOpinião

[opinião] Sistema do Mac deve ficar cada vez mais parecido com o do iPhone

Para mim, a mensagem da Apple ontem em seu evento Back to the Mac foi clara: em um futuro próximo, os sistemas Mac OS X e iOS tendem a se unificarem, tornando-se uma coisa só.

Em 2007, quando a Apple anunciou que estava entrando no mundo mobile, muita gente criticou e achou que não daria certo. Afinal, como que uma empresa que não tinha a mínima experiência em celulares poderia enfrentar gigantes tradicionais como Nokia e Motorola? Que insanidade era essa de Steve Jobs de achar que podia mudar as regras de um mercado tão competitivo, assim facillmente?

Não precisou de três anos para que a história mostrasse o contrário: a transformação de toda a indústria, com a criação de novos padrões.

Hoje, ninguém discorda que o iPhone é um novo conceito de computação móvel. Com ele, você não tem apenas um celular que faz ligações e toca música, mas graças aos aplicativos, ele se transforma em um instrumento útil em diversos setores do nosso dia-a-dia.

Não é a toa que os equipamentos que rodam o sistema iOS são os que atualmente mais trazem faturamento para a Apple. A venda de computadores (que vale lembrar, deu origem à empresa) hoje representa apenas 33%.

Com o iPhone (e suas declinações, como o iPod touch e iPad), a Apple se tornou uma popstar da mídia: nunca a empresa foi tão falada e comentada, a ponto de suas apresentações (que antigamente eram reservadas apenas para os fãs mais fervorosos) serem hoje tema de destaque para sites e blogs (inclusive brasileiros) de tecnologia em geral, além da grande imprensa.

Algumas fórmulas deram muito certo com o iPhone. Por que então não aproveitá-las em outros produtos da empresa?


Interface atual do programa FaceTime para Mac, com vários detalhes do iOS

Engana-se quem acha que Steve Jobs está pensando apenas até o próximo iPhone. Visionário como é, ele já deve ter planejado toda a estratégia da empresa para os próximos 5 anos: unificar os sistemas operacionais, transformando-os em um só.

Acompanhem o raciocínio: o iPhone OS foi feito com a mesma base estrutural do Mac OS. Cresceu e evoluiu, a ponto de virar o maior sucesso da empresa. Nada mais natural que, agora, ele volte para o Mac (entenderam a sutileza do título do evento? “Back to the Mac“?), aproveitando toda esta evolução. E a evidência de que o plano é este está, além das palavras do próprio Jobs, nas imagens divulgadas do próximo sistema Mac OS, de nome Lion. Confira:

Sim, esta é a tela de um computador. Alguma semelhança com o iOS? Ainda não viu? Que tal então o conceito de Pastas do iOS 4.0?

O novo sistema de navegação de aplicativos do Lion disponibiliza os aplicativos do computador da mesma maneira que no iOS, inclusive com Pastas e páginas de apps. Até mesmo um dos maiores símbolos do mundo iPhone também ganhará sua versão desktop: a Mac App Store, onde você poderá comprar aplicativos para o seu computador com apenas um clique.

Esta evolução natural promete fazer também um grande sucesso no mundo dos computadores, pois também revolucionará a forma como programas são vendidos e divulgados. Mesmo que alguns desenvolvedores já estejam reclamando das regras impostas pela Apple para participar da nova loja, eles certamente não hesitarão em aceitá-las quando a fórmula começar a fazer sucesso. Afinal, ainda será possível baixar e instalar aplicativos de outros lugares (esta limitação que há no iOS não será imposta no Mac OS), porém, para ganhar a divulgação da Apple, deverá passar por seu controle de qualidade.

Isso também atrairá milhares de atuais desenvolvedores de iOS para a plataforma Mac. A prova disso é o anúncio que os desenvolvedores do famoso jogo Flight Control fizeram, confirmando que haverá uma versão para Mac do game.

Portanto, a evolução é mais do que óbvia: em poucos anos, veremos apenas um sistema rodando em Macs e dispositivos iOS, o que permitirá, inclusive, que o iPad se torne finalmente um computador ilimitado, substituindo notebooks. Steve Jobs sabe que o futuro é mobile, e está adaptando sua empresa para os novos tempos. Sem falar que o público para isso já estaria pronto: hoje, milhares de usuários de iPhone pensam pela primeira vez em comprar um computador Mac, coisa que anos atrás achavam improvável. Um sistema parecido só torna a transição ainda mais fácil.

Quem mais aí aposta que depois do X, o futuro OS 11 se chamará Mac iOS? ;)

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo