2010ARQUIVO

Apple Special Music Event 2010: o que esperar do evento de hoje

Há um ano, no dia 09/09/09, a Apple realizou sua apresentação anual de outono (no hemisfério norte) e revelou uma nova gama de iPods, um novo iTunes (9.0) e um novo sistema iOS (3.1).

Apesar de algumas novidades interessantes, o evento em si foi uma grande decepção para os que esperavam um iPod touch com câmera, depois de tantos vídeos e fotos que vazaram momentos antes. Ainda mais quando foi descoberto um espaço para a câmera e uma versão iOS diferente para o iPod.

Esse ano, apesar de vários rumores estarem percorrendo a net, procuramos não criar muitas expectativas, para que ninguém fique muito decepcionado no final. Entretanto, podemos fazer uma lista das coisas mais prováveis a serem apresentadas no evento de hoje.

Novo iPod touch

Já é considerado como certo o lançamento de um novo iPod touch, com características próximas aos do iPhone 4, como câmera frontal para o uso do FaceTime e, quem sabe, uma tela Retina.

A câmera traseira, grande esperada no ano passado, deverá aparecer agora, porém com menos recursos: apenas 3 megapixels e sem flash, com um microfone no lado.

Há quem arrisque esperar uma nova compatibilidade com chips 3G, como já acontece com o iPad. Mas isso iria ofuscar demais o iPhone e a relação com as operadoras.

Segundo a Macworld Austrália, o novo iPod touch só seria anunciado, não vendido hoje. Seu lançamento deve ficar para mais tarde, até porque até o dia 7 a Apple faz a promoção Volta as Aulas na Europa e EUA (leia mais aqui).

Novo iOS 4.1

Quase certo que a Apple não deve lançar uma nova versão pública hoje do iOS 4.1. O que pode acontecer é uma versão GM (GoldMaster, a matriz) exclusiva para os desenvolvedores e só na semana que vem (ou mais tarde) ela estaria disponível para o grande público.

Para o iPad, a mesma coisa: a tão esperada versão 4 do iOS nem começou a ser testada ainda, indicando que seu lançamento deve demorar. Jobs prometeu em abril uma versão para a primavera (entre setembro e dezembro).

Novo iTunes X

O iTunes é a alma do departamento “música” da Apple e por isso nada mais lógico do que ele ser um dos astros do evento. Fala-se muito em uma função de streaming de músicas e filmes, que permitiria acessar nossa biblioteca caseira de qualquer lugar pelo iPhone, iPod ou iPad. A transmissão em vídeo de hoje pode ser um teste deste serviço, assim como uma dica de que algo nesse sentido pode ser apresentado.

Novos iPods

Muito se fala na chegada de um novo iPod nano, com uma pequena tela sensível ao toque. Não é muito provável que venha com o iOS instalado; se vier, será uma versão fechada, sem a possibilidade de instalar aplicativos além dos que vierem.

Nova AppleTV

Mais uma versão da AppleTV, que muitos aclamaram que iria mudar de nome, mas agora já se diz que ele permanecerá o mesmo. Também é difícil imaginar ela rodando iOS com aplicativos que não sejam os criados pela Apple. A conferir.

 

A apresentação será transmitida por vídeo para quem possui um iPhone, iPod touch ou iPad (ou um Mac), com link disponibilizado diretamente no site da Apple. Se você quiser acompanhar conosco a transmissão, faremos comentários e algumas traduções simultâneas para o português na nossa página especial, a partir das 13h30, horário de Brasília. ;)

Botão Voltar ao topo