2010ARQUIVO

Quem ganha com a paranóia do problema das antenas do iPhone 4?

Muitos leitores já não aguentam mais ler sobre supostos problemas de recepção do iPhone 4, enquanto que vários veículos não se cansam de insistir no problema. Mas não se enganem: este tipo de história é muito útil e lucrativa para muita gente, não só para os sites que as reproduzem e com isso ganham centenas de visitas a mais. Claro, tem também aqueles que insistem no problema só como vingancinha pessoal por não ter sido convidado para a WWDC…

A seguir, dois exemplos de como incentivar ainda mais a paranóia coletiva, para lucrar em cima disso.

iPhone 4 Reception Case™

Sim, o TM no final quer dizer “marca registrada”. A empresa IvySkin já tratou de garantir o filão que será a venda de capinhas externas para “ajudar na recepção”. É uma capa normal, como qualquer outra, mas utiliza o argumento paranóico para tentar vender mais. E não duvido que consiga.

Vendida a 29,99$, é ainda mais cara que o Bumper oficial.


Antenna Booster (aplicativo)

E já há aplicativos enganosos que prometem melhorar a recepção das antenas…

É impressionante ver como a Apple deixou este tipo de aplicativo entrar na loja. Publicado ontem mesmo, ele deixa a entender que resolve problemas de recepção no iPhone, ajudando na força de sinal, quedas de ligação, barras de recepão e até mesmo na velocidade de download.

Mas quem não lê o texto até o final (e eles sabem que 98% dos consumidores não lêem), acaba não percebendo que o app está na categoria Entretenimento e que a empresa que o desenvolveu se redime de qualquer responsabilidade depois que o aplicativo foi comprado:

Fox Dragon Design LLC não se responsabiliza pela utilização deste aplicativo uma vez que estiver nas mãos do usuário final. Este é um aplicativo enigmático. Resultados reais de sinal podem variar para cada usuário, aparelho, localização geográfica, operadora ou outros fatores.

Se isto não é enganação, então é o que? Apple, o que você está fazendo com sua própria loja de aplicativos?

 

Como se pode ver, o interesse vai muito mais além de supostas teorias de conspiração de marcas concorrentes. O que ocorre é um verdadeiro canibalismo, com empresas que vivem do próprio iPhone exagerando um problema para lucrar ainda mais em cima disso.

Relembrando, o problema existe realmente para algumas pessoas, mas não de forma exagerada como a mídia prega. Interferência humana na recepção telefônica é algo que acontece com todo o celular, mas vários de nossos leitores já de posse do novo aparelho declaram não sofrer desse problema. Nós mesmos aqui não conseguimos reproduzí-lo em nossos testes.

É de se refletir o porquê de tantos veículos ainda engrandecerem as consequências disso, ao mesmo tempo que o aparelho é um enorme sucesso de vendas, com estoques esgotados em todo o mundo.

Crédito da primeira imagem

Botão Voltar ao topo