2010ARQUIVO

WWDC 2010: o que esperar do evento de logo mais

Faltando poucas horas para o início da keynote de Steve Jobs (na qual faremos a cobertura ao vivo), conheça a lista das novidades que poderão ser apresentadas, baseado no que se viu e no que se fala. Ela deverá também responder a muitos leitores que nos perguntam sobre isso pelo Twitter e por email. :)

iPhone OS 4

Provavelmente a novidade mais esperada por nós, brasileiros, pois é a que mais rápido teremos acesso. A Apple deve revelar hoje todas as surpresas escondidas que ela ainda não tinha divulgado sobre o novo sistema, além do que já se conhece, como multitasking, folders, iBooks e tudo o mais. Porém, para aqueles que já esperam vê-lo disponível hoje, podem diminuir as expectativas. Como já explicamos aqui, dificilmente ele ficará disponível esta semana, pois os desenvolvedores precisam primeiro de uma versão pré-final (conhecida como Gold Master) para enviar seus aplicativos para a App Store antes do lançamento oficial. Ou seja, o OS 4 não deve ser lançado hoje, apenas re-apresentado com algumas novidades.

Os desenvolvedores devem receber uma versão GM do OS, junto com uma versão beta do iTunes 9.2. Jobs também deverá nos dizer uma data oficial para o lançamento ao grande público para iPhone (gratuito) e iPod touch (pago). Para o iPad, o OS 4 deve sair somente em setembro.

iPhone 4

É quase certo que se conheça hoje também a nova geração do iPhone, cujo nome ainda não se sabe. Uns apostam em iPhone HD, outros em iPhone 4G. Como este ano todos ficaram sabendo com antecedência várias características do novo aparelho, a dúvida agora é para saber se a Apple mudou algo no design original do protótipo ou não. O que já se considera como certo:

— câmera frontal para videochamadas
— câmera fotográfica traseira de 5 Mpx com flash embutido
— chip A4 de 1GHz
— tela de maior definição (960 x 640 px)
— Wi-Fi 802.11n

Mas é importante controlar as expectativas. Há a possibilidade, como no passado, de algum problema de última hora na produção obrigar a Apple a continuar com o mesmo layout que conhecemos hoje. Ou seja, nunca se sabe.

De qualquer forma, o lançamento nos Estados Unidos não deve acontecer antes do dia 18 de junho.

iTunes.com

Há rumores que indicariam o lançamento de um novo serviço chamado iTunes.com, que permitiria escutar toda nossa biblioteca musical que temos no nosso computador, pela internet. Assim, onde quer que estejamos, podemos ouvir nossas músicas no iPhone, iPod ou iPad sem precisar que passemos os arquivos para o aparelho.

Mobile Me gratuito

Muitos acham que o serviço Mobile Me (que hoje custa R$ 229,00) poderia ganhar novas funções e algumas delas se tornariam gratuitas para usuários de iPhone e iPod touch, como a sincronização de contatos, notas e agenda. É possível, mas é de se esperar.

Produtos Apple

Alguns produtos podem ser também anunciados, como um novo Apple TV, Mac Mini e até um inédito Magic Trackpad.

 

A cobertura completa você encontra na nossa página especial. Sugestão para quem estiver no iPhone ou iPod touch: instale o aplicativo Ustream Viewing, para poder nos acompanhar por áudio também. ;)

Botão Voltar ao topo