2010ARQUIVO

[iOS day] Resumão: veja todas as principais novidades presentes no iOS 4

Depois de dois meses e meio de aperitivos e novidades do iOS 4 descobertas nas versões beta, chegou a hora de juntarmos todas elas em uma única lista, para você ver o que irá mudar no seu aparelho a partir de hoje.

Há anos muito esperada, a multitarefa no iPhone vem de uma maneira que otimiza o sistema e economiza bateria.

Permitirá que programas como o Skype, por exemplo, possam estar sempre ligados e receber ligações como um telefone comum.

Não deixe de conferir mais detalhes em nosso artigo anterior.

Agrupamento de aplicativos na tela de Início. Facilita muito a organização. Veja os detalhes aqui.

YouTube video

Caixa unificada de emails, mensagens encadeadas por assunto e arquivamento de imagens. Além disso, permitirá abrir arquivos em aplicativos de terceiros. Veja todos os detalhes neste artigo.

O famoso leitor de livros do iPad finalmente chega ao iPhone e iPod touch. Sua versão 1.1 permitirá a leitura de arquivos em formato ePub e PDF, além de acesso à loja iBookstore.

Playlist, ou listas de músicas, poderão ser criadas e modificadas diretamente no aparelho, sem a necessidade de um computador para isso. Leia mais detalhes em nosso outro artigo.

Na câmera de fotos, uma barra inferior permite o ajuste do zoom de imagem até 5x.

O ajuste de foco com um toque, que antes era exclusivo de fotos, agora pode ser feito em vídeos, durante a gravação.

Em aparelhos de 3ª e 4ª geração, é possível mudar a imagem de fundo da tela de Início. Veja a lista completa de imagens em nosso artigo especial.

Já era possível presentear aplicativos no iTunes do computador e agora esta função pode também ser feita direto no aparelho. Um botão na página do aplicativo na App Store permite que se envie de presente para alguém de maneira bem fácil.

Houve uma melhora na correção de palavras, que agora identifica também erros de digitação.

Ele sublinha no texto palavras que podem estar erradas, e você pode substituir por outras parecidas. Leia mais detalhes em nosso artigo anterior.

Assim como no iPad, agora o iPhone e iPod touch (de 3ª geração) poderão ser conectados com teclados externos via bluetooth. Veja mais detalhes em nosso artigo anterior.

Enquanto você escreve um SMS, um contador ao lado mostra quantos caracteres você ainda tem. Ideal para não mandar sem querer duas mensagens. Leia mais aqui.

Até o iOS 3.1.3, o Wi-Fi desligava quando a tela do aparelho ficava em repouso. Agora não, a conexão continua mesmo com o aparelho bloqueado.

Alguns de nossos leitores descobriram esta semana que as atualizações dos ajustes da operadora podem agora ser feitas diretamente no aparelho, sem precisar se conectar no iTunes.

O sistema de buscas do iOS (chamado de Spotlight) agora é capaz de buscar palavras direto na internet, sem precisar entrar no Safari. Também tem a opção de procurar na Wikipedia, direto na tela de Início. Além disso, ele também é capaz de encontrar palavras em mensagens SMS e MMS.

Melhora por software na recepção e precisão da localização, resultando em dados mais precisos. Também melhora as opções de privacidade e controle por parte do usuário. Leia mais detalhes em nosso outro artigo.

Possibilidade de desligar a rede de dados, assim o telefone só poderá acessar a internet pelo Wi-Fi. Leia mais detalhes em nosso outro artigo.

O Bing passa a ser mais uma opção de busca no sistema, junto com Google e Yahoo. Veja mais em nosso outro artigo.

Além da senha de quatro dígitos, agora é possível também escolher palavras como senha para bloquear o aparelho. Leia mais detalhes em nosso artigo especial.

Bloqueia a mudança de orientação da tela. Ideal para quem lê deitado e não gosta quando a tela vira de posição no meio da leitura. A função funcionará apenar em aparelhos de 3ª e 4ª geração, pois necessita do Seletor de Aplicativos.

Poucos conhecem a tradução oficial para o português desta função. É o que Jobs chama de Fast App Switch, a famosa barra inferior que serve para trocar rapidamente de aplicativos os quais já tenham sido usados e podem estar ativos.

Pode-se acessá-lo clicando duas vezes no botão Início. Só funciona em aparelhos de 3ª e 4ª geração.

No aplicativo Calendário, agora há um que seleciona automaticamente os aniversários dos contatos presentes no aparelho. Além disso, você pode selecionar individualmente os calendários que quer que apareçam.

É possível sincronizar Notas pela rede sem fio, direto em uma conta IMAP (como o Gmail, por exemplo). Com isso, você escreve no aparelho e automaticamente vai para o computador, se este também estiver sincronizado com a mesma conta.

Os dados informativos dos podcasts agora aparecem na tela do aparelho, no aplicativo iPod.

Não é o que parece. Esta função é similar ao que já existe no iPad, compartilhando arquivos entre aplicativos diretamente no iTunes. Leia mais detalhes em nosso artigo especial.

Muitas novidades legais na função de acessibilidade, como suporte a teclados externos de braile, via bluetooth, leitura de textos inteiros e rotor web. Merece um artigo com mais detalhes.

O aplicativo Fotos agora separa as imagens pelos lugares onde foram tiradas. Fotos feitas com o iPhone também são geolocalizadas. Leia mais em nosso artigo anterior.

Visando o mundo empresarial, emails terão maior segurança na transferência de dados, com proteção nos arquivos anexos. Isso será possível fazer também em aplicativos, caso este adote a função.

Acaba o limite de apenas uma conta Exchange no aparelho. Agora é possível sincronizar mais de uma conta, ideal para quem precisa consultar o email do trabalho e o do Gmail. Ele também já é compatível com o Exchange Server 2010.

Ainda não está pronto e não se sabe se será liberado na versão final. Ele foi concebido para servir como uma central de jogos, onde usuários gravam recordes e desafiam amigos. Previsão para estar ativo até o final do ano.

Estas são apenas algumas das 100 novas funcionalidades que Steve Jobs prometeu aos usuários.

Além disso, o novo sistema tem uma mudança ainda mais significativa no que toca aos desenvolvedores, que possuem mais de 1.500 possibilidades de melhoramentos.

Sem dúvida, ele é o “state of the art” dos sistemas móveis atualmente, chegando à uma maturidade impressionante. Claro que ainda faltam algumas coisinhas a serem implementadas.

Mas para o momento, ele já promete transformar os aparelhos atuais em novos iPhones e iPods touch. :)

Botão Voltar ao topo