2010ARQUIVO

Testamos a Wired, a primeira revista interativa para o iPad

A revista americana Wired foi uma das primeiras a se interessar pelo iPad, antes mesmo dele ser anunciado oficialmente. Ainda quando o tablet era só um rumor, ela já dizia que queria lançar uma versão interativa do periódico. Pois hoje, finalmente, chegou à App Store o aplicativo e pelos nossos testes podemos dizer que o resultado final ficou muito bom. :)

Inicialmente, os planos dos realizadores (a Condé Nast Digital em parceria com a Adobe) era de fazer o aplicativo todo em Adobe Air; até já tinha protótipo disso. Porém, os planos foram por água abaixo com as novas regras do SDK, que proíbem o uso de programas externos que convertam códigos para Objective-C. Com isso, a Adobe teve que começar tudo do zero e reescrever todo o código em linguagem nativa. Palmas para ela, que fez um excelente trabalho.

A revista é toda interativa, começando pela capa, que transforma os títulos das matérias em links diretos para elas. Além disso, um vídeo pode ser acessado ao apertar um ícone especial. Me lembrou muito os brindes que vinham no lado de fora das revistas. :)

O conceito todo é fantástico. Independentemente da orientação que o aparelho estiver (horizontal ou vertical), a página se adapta automaticamente, remodelando todo o seu layout. Isso também vale para as propagandas.

Em várias páginas há maneiras de interagir, seja vendo um vídeo, escutando um áudio ou selecionando algo que faça o conteúdo mudar. Também é possível construir animações apenas arrastando o dedo na tela. A experiência de leitura ganha em riqueza.

Por exemplo, um manga japonês é apresentado exatamente como o original; com um simples toque, ele é traduzido para o inglês.

Veja o vídeo exclusivo que fizemos com os principais pontos:

Tomara que outras revistas sigam os mesmos passos da Wired. Além de qualidade no conteúdo (a matéria sobre Toy Story 3 é muito boa), a leitura se torna ainda mais divertida e agregadora. :)

O aplicativo Wired Magazine é compatível exclusivamente com o iPad e pode ser adquirido na App Store (link) pelo preço de 4,99$. Compra mais do que recomendada. ;)

Botão Voltar ao topo