2010ARQUIVO

Steve Jobs: Ninguém ficará decepcionado com a WWDC 2010

Ao que parece, Steve Jobs continua respondendo emails que quem lhe escreve diretamente. Desta vez, um leitor do site MacRumors supostamente teria recebido uma resposta do CEO da Apple em pessoa, em relação a sua pergunta sobre as novidades da Google apresentadas na semana passada.

Na semana passada, a Google fez bastante hype em um conjunto de apresentações sobre novos serviços e produtos. Entre eles, o novo Android 2.2 e o Google TV (fortemente inspirado no Apple TV). As apresentações foram impressionantes, tanto que fez com que muitos já decretassem (mais uma vez) o fim da dominação da Apple.

Aliás, a maçã foi diretamente atacada várias vezes. Os diretores da Google disseram claramente que “estamos fazendo isso para impedir que o futuro seja dominado por um homem e por uma só empresa“, referindo-se ao enorme crescimento da Apple. A minha única crítica é que disseram isso apresentando produtos que são claras cópias de produtos da maçã; seria como dizer “queremos evitar que uma empresa só domine e por isso estamos imitando o que ela faz“.

Chegaram a fazer referência ao comercial (e ao livro) 1984, colocando a Apple como Big Brother. Até mesmo nas referências eles imitaram a concorrente; a diferença é que a Apple, quando o fez em 84, estava lançando um produto completamente novo e que revolucionou toda a indústria dos computadores. A Google só apresentou versões melhoradas do que já existe.

Como várias pessoas já começaram a decretar antecipadamente a supremacia futura da gigante das buscas, um rapaz chamado Brian Webster escreveu um email diretamente para Steve Jobs, perguntando:

Espero que vocês tenham bons anúncios a fazer na WWDC para tirar a Google da jogada.

Jobs respondeu rapidamente:

Você não se decepcionará.

A WWDC (Worldwide Developers Conference) é o evento que reúne milhares de desenvolvedores para iPhone OS e Mac, que este ano se realizará na semana do dia 7 de junho. Espera-se que seja apresentado o novo iPhone OS 4 final, além do futuro iPhone de 4ª geração. Outras surpresas poderão aparecer.

Entenda a fórmula do hype

É normal empresas que querem competir com a Apple lançarem burburinhos dias antes da WWDC. Foi exatamente assim que agiu a Palm no ano passado, ao lançar seu celular Pre faltando dois dias para a conferência. A ideia é tentar, por algum tempo, parecer superior aos produtos da maçã antes que ela lance sobre todos nós seu “campo de distorção da realidade“. A Google coincidentemente parece ter seguido a mesma fórmula.

Mas no passado ela não funcionou. O Pre foi um fracasso de vendas, levando a Palm quase à falência. Acabou sendo comprada pela HP.

Para os atuais usuários de iPhone OS, apenas duas coisas interessam de tudo isso: primeiro, que uma maior concorrência gera melhorias mais rápidas em nossos produtos. Segundo, que Steve Jobs realmente não nos decepcione e que apresente coisas muito legais no dia 7 de junho.

Claro que, como sempre, você poderá acompanhar toda a cobertura do evento aqui no Blog. ;)

via

Botão Voltar ao topo