2010ARQUIVO

Rumores sobre o próximo iPhone OS 4.0: Exposé de aplicativos

Algo mudou em Cupertino (cidade sede da Apple). Geralmente, o mês de março é escolhido para apresentar ao mundo e aos desenvolvedores uma prévia das grandes atualizações do sistema, com a maioria de suas novidades. Mas este ano foi diferente: o mês acabou e a única coisa que vimos foi um beta do SDK 3.2, que ainda por cima, é exclusivo para o iPad. O iPhone, que sempre foi a estrela principal, não ficou nem como coadjuvante, pois continua preso na versão 3.1.3 do seu sistema operacional.

As datas nas quais sempre contamos para os lançamentos da maçã agora não são as mesmas. Ninguém mais tem certeza se o novo OS vai mesmo ser lançado entre junho e julho ou se vai demorar mais. Alguns cogitam a possibilidade dele ser lançado somente em setembro, onde o sistema dos dois tipos de dispositivos (iPad e iPhone/iTouch) unificariam finalmente o OS. Mas não há nenhuma certeza, somente boatos e especulações.

As últimas semanas foram repletas deles, inclusive. Mas o grande balde de água fria dos rumores não confirmados do iPad fizeram com que este Blog aqui evitasse de postar qualquer boato que surge, justamente para não criar falsas expectativas nos leitores. Mas nada nos impede de conhecermos e analisarmos as possibilidades, para imaginar como seria. ;)

O anúncio mais recente foi detalhado hoje pelo site AppleInsider, que está apostando que a função de Multitasking finalmente ganhará vida, depois de muita espera dos usuários. Segundo o site, seria como o Exposé, do Mac, onde os ícones dos aplicativos abertos apareceriam.

O problema é que a função de rodar vários aplicativos ao mesmo tempo é rumorizada todos os anos, antes do lançamento de uma atualização.

Outra função que o site afirma que virá é a Caixa de entrada unificada no programa Mail. Isso quer dizer que as mensagens de todas as contas poderiam ser visualizadas em uma só janela. Hoje, você precisa entrar em cada conta (no Mail) para ver os emails que chegaram, coisa que realmente é incômoda.

Por último, o AppleInsider ainda diz que será possível adicionar ícones com contatos na tela de início. Ou seja, você poderá ligar para a sua namorada/namorado apenas com um toque no ícone, como se fosse um aplicativo.

Para não me decepcionar no final, eu vou imaginar tudo isso apenas como possibilidades, não como coisas que virão mesmo. ;)

Botão Voltar ao topo