2009ARQUIVO

[gambiarra] Não pode usar os dedos para tocar a tela do iPhone? Use uma pilha!

California, janeiro de 2007:

Quem quer uma stylus? Tem que tirar, botar, é fácil de perder… Aargh!

Estas foram as palavras de Steve Jobs quando apresentou o iPhone pela primeira vez. Quem precisa daquelas canetinhas (stylus) se podemos usar os dedos?

Essa lógica moldou toda a interface gráfica do sistema e segue forte até hoje. Apesar de existirem alguns acessórios a venda para os incrédulos que estão conhecendo o iPhone agora, a Apple conseguiu provar que usar uma canetinha é realmente desnecessário no dia-a-dia.

Apesar disso, podem ocorrer situações em que você não pode usar os dedos, como, por exemplo, quando a mão está suja ou engordurada com alguma coisa. Ou então você está de luvas e quer usar rapidamente o aparelho. Como fazer?

Usa a pilha!

O pessoal do site Lifehacker descobriu que o polo negativo de qualquer pilha comum serve para transmitir a energia estática necessária para manipular uma tela de iPhone ou iPod touch. Claro que fomos conferir isso com os próprios olhos:

YouTube video

Ela funciona perfeitamente, qualquer tipo de pilha, mesmo descarregada. Testamos com recarregáveis e também funcionou. Apesar de conseguirmos escrever no teclado virtual normalmente com uma pilha AA, aconselha-se usar uma pilha mais fina, como a AAA.

Óbvio que a gambiarra é apenas uma solução de emergência e não é aconselhada para o uso cotidiano. Até porque a tela de vidro pode ficar riscada com o tempo. Em nossos testes, a tela não sofreu nenhum tipo de arranhão.

Botão Voltar ao topo