Se você já tentou colocar uma senha de bloqueio no seu iPhone ou iPod touch, deve ter percebido que ele só permite que você defina uma senha de 4 números, nem mais, nem menos. Alguns usuários acham pouco isso, ou prefeririam colocar palavras que já estejam acostumados. Pois para estes, facilitamos o processo e a partir de agora oferecemos uma alternativa que permitirá que se coloque a palavra que quiser na senha do seu aparelho, sem nem precisar de jailbreak. :)

Senha alfanumérica no iPhone

Para isso, basta instalar um simples perfil que você pode encontrar no nosso APN Config. Veja o passo-a-passo:

1- Acesse, pelo Safari de seu aparelho, o endereço apn.blogdoiphone.com.

2- Escolha o menu “Senha alfanumérica“.

Menu "Senha alfanumérica"

3- Toque no botão “Instalar perfil“.

4- Aparecerá uma ficha com as características do perfil, que altera apenas a política de senha do aparelho. Ele é verificado e totalmente confiável. Toque no botão “Instalar“.

Perfil de configuração Perfil de configuração

5- Aparecerá um aviso dizendo que a instalação alterará os ajustes do seu iPhone. Opte por “Instalar agora“.

6- Depois de instalado, a primeira coisa que ele irá pedir é que você defina a sua senha, que deve ter no mínimo 4 caracteres e obrigatoriamente um número. Isso é devido à camada de segurança que o perfil exige, mas depois veremos como alterar isso.

Código deve ser seguro

7- Pronto, você já está com sua senha alfanumérica protegendo o aparelho. Se quiser pode até mesmo desinstalar o perfil, indo em Ajustes > Geral > Perfil e clicando no botão vermelho Remover. Sua senha continuará lá e o melhor, você poderá alterá-la para qualquer outra, sem a obrigatoriedade de colocar um número. Isso porque a camada de segurança está presente somente no perfil. Mas atenção: se você resolver desligar o recurso de senha, terá posteriormente que apelar novamente para o perfil caso queira colocar uma senha alfanumérica. Mas isso não chega a ser um problema. :)

Para os usuários de iPhone que usam o perfil para ativar o tethering no OS 3.0.x, terá que reinstalá-lo após fazer os passos acima, pois não é possível manter dois perfis deste tipo ao mesmo tempo.

Tome cuidado ao escolher uma senha e cuide para não esquecê-la. Caso você insira 10x o código incorreto, o sistema automaticamente apagará todos os dados do aparelho. O perfil não poderá ajudá-lo caso você não lembre a senha que colocou.

A instalação do perfil não oferece nenhum perigo para o aparelho e não interfere em nada na garantia. É um procedimento criado pela própria Apple para a configuração do iPhone nas empresas. Apenas facilitamos o processo para nossos leitores, que precisarão apenas instalar o arquivo já pronto.

Tudo isso foi possível graças a uma dica do @iParga. ;)