2009ARQUIVO

Jogo Flight Control atinge a incrível marca de um milhão e meio de vendas na App Store

A desenvolvedora Firemint anunciou seu grande sucesso na App Store, vendendo mais de 1 milhão e meio de cópias do jogo Flight Control. O número é ainda mais impressionante se considerarmos que isso equivale a 1/4 do que a Gameloft vendeu com todos os seus 35 títulos, conforme foi anunciado esta semana.

Flight Control

E o jogo é relativamente novo, pois foi lançado no início de março deste ano. Descontando a comissão de 30% que a Apple leva em todos os aplicativos pagos, o faturamento da Firemint só com o jogo foi de mais de um milhão de dólares em 6 meses. Realmente um fenômeno.

E o interessante é que o aplicativo foi lançado por um preço promocional de 0,99$ (ao invés de 2,99$), por um tempo limitado. Mas logo os desenvolvedores perceberam que a quantidade de vendas era mais importante que o ganho por unidade, o que fez com que o ritmo das vendas nunca baixasse.

Promoção por tempo infinito

Alguns desenvolvedores menos honestos até tentaram se aproveitar do sucesso clonando o jogo, mas felizmente a Apple deu um basta nisso e a cópia foi rapidamente retirada da loja.

Flight ControlNo jogo, você cumpre o papel de controlador de vôo (vem daí o nome do app) e deve fazer aterrisar diferentes tipos de aviões e helicópteros nas pistas do aeroporto. A inovação dele foi ter criado o estilo “trace o caminho” usando a sensibilidade de toque da tela do aparelho, o que inspirou depois muitos outros desenvolvedores. Você desenha com o dedo o caminho que quer que o avião faça.

Outra característica é a preocupação em manter o jogo sempre atualizado com as novidades que aparecem. Com isso, ele foi um dos primeiros aplicativos a usar o recurso de conexão por bluetooth (peer-to-peer), que permite dois aparelhos próximos jogarem a mesma partida sem precisar usar a rede wi-fi.

Para comemorar a marca alcançada, a Firemint vai baixar apenas durante este final de semana o preço de outro sucesso seu, o Real Racing. Quem estava interessado pelo jogo mas se assustava com o preço, é uma ótima oportunidade.

Um ótimo caso a ser estudado por desenvolvedores de todo o mundo. Até mesmo os brasileiros. ;)

Botão Voltar ao topo