2009ARQUIVO

Cobrança para atualização do software do iPod touch pode acabar no futuro

Atualização do software do iPod touch

Muitos se perguntam do porquê da Apple cobrar pela atualização do software do iPod touch e não pela do iPhone. Isso é devido a uma lei americana que obriga a cobrança de uma taxa cada vez que se faz uma grande atualização, como a da versão 2.x para a 3.x. Mas essa lei está para ser alterada e a taxa pode desaparecer.

De acordo com a lei americana, aparelhos eletrônicos que recebem significantes mudanças de funcionalidade depois da venda (através atualização de firmware) não podem fazer parte do relatório de vendas da comapanhia, a não ser que se cobre pela atualização, tornando-se um ítem a mais de venda. A coisa toda é complicada, mas para resumir a história, a atualização do iPod touch a Apple é obrigada a cobrar, a do iPhone não, pois quem faz os relatórios de venda são as operadoras.

Talvez o fato de ser obrigada a cobrar por uma coisa que não gostaria justifique ela liberar a atualização em um link público (e oficial) onde qualquer um pode baixar. A primeira cobrança (em janeiro de 2008, OS 1.1.3) custava 19,99$. Depois, com o 2.0 e o 3.0 ela cobrou 9,95$. Atualmente, a atualização para o 3.1 (para quem não pagou pelo 3.0) é de 4,95$.

Agora a Apple e outras companhias (como Microsoft e Xerox) estão fazendo lobby para mudar esta lei, e parece que está dando certo, pois ela está em vias de ser alterada.

Se tudo sair como o previsto, as próximas atualizações do iPod touch deverão ser gratuitas para todos os usuários, incentivando muitos a finalmente colocar em dia seu software.

via

Botão Voltar ao topo