[dica] Como apagar definitivamente seus emails no iPhone e iPod touch
Quem é programador ou curioso pelo mundo da informática já deve ter escutado a frase “It’s not a bug, it’s a feature” (“Não é um bug, é uma funcionalidade”). Ela se aplica em situações onde nem todo mundo compreende uma certa função e por isso acha que ela é defeituosa.
O iPhone OS 3.0 trouxe uma nova funcionalidade incrível: o Spotlight, tecnologia de busca da Apple que encontra praticamente tudo que existe no aparelho. Até mesmo o que não queremos.
Quando você apaga um email no iPhone (ou iPod touch), ele na verdade não desaparece por completo, mas vai para a pasta Lixo da conta. Isso é para que você não perca emails importantes que apagou por engano, o que pode facilmente acontecer principalmente quando estamos com algum email aberto e tocamos sem querer na lata de lixo embaixo da tela.

Mas isso quer dizer que se você simplesmente apaga um email confidencial, ele ainda pode ser facilmente encontrado pelo Spotlight, pois ele na verdade continua ali. Como fazer para não correr esse risco?
É isso que vamos ver agora.
Se você apagar normalmente um email, ele ainda pode aparecer nas buscas apenas digitando algumas letras. Isso é desagradável quando temos alguns documentos que não queremos que sejam revelados ao emprestar o aparelho a alguém para jogar ou ver a temperatura.

clique nas imagens para ampliá-las
Felizmente há uma maneira muito fácil de resolver o problema. Basta apagar as mensagens da pasta Lixo. Óbvio, não?
Para isso, vá até ela e arraste o dedo da esquerda para a direita em cima do título da mensagem. Aparecerá então um botão Apagar.
Com isso, ela desaparecerá definitivamente do seu aparelho, não podendo mais ser consultada por ninguém. Você pode até mesmo refazer o teste no campo de buscas.
Mas a Apple sempre pensa em tudo, bem que ela poderia ter pensado em uma solução para este problema, não?
E quem disse que ela não pensou?
Ajustes que facilitam a vida
Talvez nem todo mundo saiba, mas tudo isso pode ser evitado apenas configurando bem os ajustes do Mail.
Primeiro vamos configurar para que ele evite que apaguemos por descuido os emails. Vá em Ajustes > Mail, Contatos, Calendários. Você vai encontrar a opção Perguntar ao Apagar. Ative-a para que ele sempre pergunte antes de apagar um email.

Depois disso, na mesma página, selecione a sua conta email e embaixo da página escolha Avançado. Lá, você poderá configurar o período de tempo que quer remover as mensagens apagadas da sua pasta Lixo, de acordo com sua preferência.
Talvez alguém ainda reclame que não seja possível apagar imediatamente uma mensagem, mas para as mais sigilosas você pode fazer isso manualmente, de acordo com as instruções que passamos aqui.












interessante
boa dica! nao sabia dela!
Para apagar todas as mensagens da lixeira de uma vez basta selecionar Edit no menu superior e depois selecionar o botão vermelho Delete All embaixo.
Mas as que foram apagadas da lixeira tambem aparecem no spotlight. Entao como faço pra apagar usando esse metodo, já que se elas foram apagadas tambem da lixeira e mesmo usando o spotlight nao consigo ve-las nesse formato de lista?
Então… se vc estiver usando o gmail, este pode estar configurado para não apagar, mas sim arquivar as mensagens.
Se estiver, o iPhone reconhece essa configuração e a segue, tanto que quando você pede para apagar não aparece delete, mas sim archive, no botão vermelho.
De qualquer forma, se não for isso, você ainda pode simplesmente fazer uma busca no spotlight e apaga-los por lá.
No meu caso não, elas desaparecem, como mostra as imagens na matéria.
Apagando do lixo, adeus arquivos.
Para alguém é diferente?
Estranho..
Não consegui encontrar a a tela onde seleciono o período de tempo para excluir as mensagens…
Procurei em todos os lugares comentados na matéria..
iLex, desculpe-me o OT, mas vc sabe dizer se ter muitos aplicativos prejudica de alguma forma a performance do aparelho? Consome memória, gasta mais bateria, por exemplo? Valeu!
por incrível que pareça, apaguei todas da minha lixeira, mas na busca do spotlight encontrei todas elas, e ainda consigo visualizar os emails.
E agora, será mesmo um bug ou uma funcionalidade? rsrs
As minhas aparecem. Tenho duas contas configuradas, uma do gmail, e outra do hotmail. Recebi o mesmo email nas duas e apaguei do jeito que a matéria sugere.
As duas seguem aparecendo no spotlight.
A do hotmail aparece com a opção de voltar para a caixa de entrada no canto esquerdo e do lado aparece “1 de 0″ (o.O)
A do gmail aparece a tela do mail quando está abrindo um email, fica por aí, e depois de um tempo volta para a tela inicial do aparelho.
Desculpa o comentário grande :/
Eeeita!
Um artigo a frente do seu tempo!!
Pessoal, no beta do 3.1 ele apaga definitivamente. Vi muitos blogs internacionais reclamando do bug, mas quando fui testar não tive nenhum problema. Por isso o discurso do bug no início.
Na próxima atualização a Apple vai consertar isso. Pelo menos agora vocês se acostumam com o procedimento.
Roger, muitos aplicativos instalados só ocupam espaço no disco, eles não interferem na performance do aparelho.
Só se fossem abertos ao mesmo tempo, mas não tem como fazer isso sem jailbreak.
Aposto que assim como eu, a gurizada toda foi apagar seus emails assim e se deu mal haha
ILEX ja está disponivel o ITUNES 8.2.1 !! vc ja baixou ? Alguma novidade sobre o mesmo ?
Alguma dica com relação a JailBreak ou mesmo o esquema do IPCC ??
@Rodrigo Moura ei garotão, se o cara foi apagar depois que leu essa matéria, com ctz ele não precisava mais do email…
Foi o meu caso, só tinha emails de propagandas, aproveitei a visita na lixeira e apaguei todos. gaúchos não tem jeito mesmo… ahuahuah
“Depois disso, na mesma página, selecione a sua conta email e embaixo da página escolha Avançado. Lá, você poderá configurar o período de tempo que quer remover as mensagens apagadas da sua pasta Lixo, de acordo com sua preferência.”
Tirando o Gmail, funcionou em todas as minhas outras contas de email!
Ja tinha reparado isso antes e no meu caso não adianta eu “limpar a lixeira”.. Se eu buscar algo referente a algum email q ja exclui eu consigo tranquilamente abri-lo como se ele ainda estivesse ali.
Não entendi muito bem isso.
=S
como ativo meu email no iPhone 3g??
eu tentei de uma vez mas nao consigo entrar no hotmail pelo email do iPhone
algem pde ajudar??
Obrigado..
Boa dica! Funciona legal para o Hotmail, para o gmail não dá para selecionar quanto tempo fica na lixeira… ou dá mas seria de outro jeito?
iLex, sempre tive curiosidade e nunca perguntei.
Vi pelas imagens (1ª) que sua conta de correio possue diversas pastas: Entrada, Rascunhos, Enviadas, Lixo, Gmail, etc.
Nunca consegui mover nenhum e-mail, pois no meu só tem: Entrada, Enviadas e Lixo.
Como criar novas pastas e mover e-mail? Vc poderia nos explicar?
essa configuração de pastas é para email do Gmail. Se vc adicionar a conta do Gmail, aparece automaticamente varias pastas… pelo que eu sei…
É Jocas, as patas são adicionadas no Gmail, seja diretamente no navegador, como também no programa de email que uso no computador (Apple Mail).
Mas só funciona com emails IMAP. Se escolher POP acho que não rola.
Nāo existe essa opçāo no Gmail, apenas no Hotmail, que estranho.
Ilex,
gostaria de parabenizar vc por atender as sugestões dos amigos do Blog. Isso do e-mail tem me incomodado muito, pois se eu deletei uma mensagem, como ela poderia aparecer no Spotlight. Bem eu fiz os procedimentos conforme informado acima e ainda continuo conseguindo recuperar QUALQUER e-mail deletado através do Spotlight. Espero que esse BUG seja resolvido na próxima atualização. Meu Iphone é 3G com 3.0.
O problema acontece para provedores que não aparecem na lista no momento de adicionar uma nova conta.
Por exemplo, para Hotmail, Uol, Terra, esse procedimento não vai funcionar. Por agora usando o MailSearch (jailbreak) e apagando por ele, após deletar da lixeira do Mail.
O meu e-mail é do terra. Tá explicado então Leonardo, valeu!!!! Espero um dia poder deletar definitivamente os e-mails sem aplicativos com jailbreak.
O meu e-mail é do terra. Tá explicado então Leonardo, valeu!!!! Espero um dia poder deletar definitivamente os e-mails sem jailbreak.
Olha o jeitinho brasileiro !!!!, apaga a conta de email e recria que todos os emails que apareciam no spotlight somem !! rs..
poxa eu sei qnão tem nada a ver mas como q eu apago as fotos vlw …????
Robson , abre a foto e clica no lixo no canto direito !
Preciso de ajuda….Como excluir endereços de e-mail do iphone 3GS?????
Nao consigo apagar do historico???
Por favor essa mensagem aparece em algumas mensagens enviadas: Não pode mover a mensagem. A mensagem não pôde ser movida para a caixa de correio lixo.
Nao consigo apaga-las.
Poderia me ajudar?
Pessoal, alguém sabe explicar isso? Tenho email do Terra (Mail Gigante) com direito a IMAP. Configurei meu iPhone 3GS com a conta de email IMAP e até aí tudo funciona. O único problema é que qualquer email que eu delete da caixa de entrada via iPhone, continua aparecendo no site WEB MAIL do TERRA. A mensagem permanece na caixa de Entrada do Terra com um X vermelho no lugar do tradicional envelope. Achei que se limpasse o LIXO do iPhone resolveria, mas os emails continuam aparecendo no site do WEB MAIL do TERRA na caixa de entrada com um X vermelho na frente de cada mensagem. Isso é muito chato, pois tenho que entrar no site do Terra e excluir as mensagens novamente para sairem da caixa de entrada.
Se alguem tiver alguma luz, agradeço.
Estou com um problema, mandei uma mensagem e já deletei ela logo após o envio, porém quando vou no search do iPhone e digito o numero que enviei a mensagem, aprece lá a msg q eu digitei, alguem sabe como arrumar isso?
http://www.blogdoiphone.com.br/2009/07/dica-como-apagar-definitivamente-seus-emails-no-iphone-e-ipod-touch/
Olá, tenho um iphone 4 e não consegui resolver meu problema de conta IMAP que informa que “Não pode mover ma mensgem. A mensagem não pode ser movida para a caixa de correio Lixo”.
Inclusive, na minha caixa de admin (@ Meu Nome), nem tem a pasta “Lixo”. Nos ajustes, tem a pasta e já configurei para deletar um 1 dia.
Mas, nas contas pop, aparece as pastas Entrada, Enviadas e Lixo.
Nas contas imap, não aparece…
Alguém pode me ajudar.
Obrigada
Eliane
Encontrei a solução
Selecione ajustes, mail, selecione a conta, va em avançado e em mensagens apagados selecione trash.
Bingo.
Leonardo.
Alguém sabe como apagar o histórico dos SMS do iPhone 4 ?
Minha pergunta e a mesma:como apagar definitivamente mensagem do historico do I Phone 4 p/a que ninguem que entenda de computacao possa ler novamente algo que foi apagado?
como apago um SMS que aparece no Spotlight?
Pessoal,
Vocês sabem como apagar o histórico de endereços de e-mail? Já tentei de tudo e não consegui.
Gostaria de saber como posso configurar Minha Caixa de email para só visualizar o Draft,sent e trash? Desde ja agradeço
Sem querer joguei na lixeira uma de minhas notas arquivadas no ícone “notas” do meu iphone. Alguém sabe como recuperá-la? Existe algum lugar para acessar os ítens da lixeira para notas no iphone?
Muito obrigada desde já!
Galera, estou tentando deletar uma conta de e-mail do meu iPhone, mas quando eu abro as contas na parte de configurações de contas de e-mail todas elas estão cinzas, como se eu não pudesse configurar nada, alguém sabe me dizer o que fazer?
Desde já agradeço a atenção ai galera, abraços!
Tente ver em “Restrições” (menu Geral) se a alteração de contas está liberada.
Valeu iLex, era isso mesmo, estava restrito.
Por isso não estava conseguindo apagar, mas agora deu certo!
Valeu abraços!
boa tarde, gostaria de saber como eu faço para a pagar o email de alguem sem que apareca quando digitamos a letra?