Demonstração do poder do multitasking no iPhone 3GS

Domingo passado demos a dica aqui de como encerrar o Safari para que ele não fique rodando em background, ou seja, não fique ativo enquanto outros aplicativos estão abertos. A partir do iPhone OS 2.0 a Apple foi praticamente obrigada a bloquear a funcionalidade de dois ou mais programas rodarem ao mesmo tempo (o chamado multitasking). Isso ocorreu por dois motivos.
Um deles era o consumo da bateria, que é bem maior quando várias atividades estão acontecendo ao mesmo tempo (isso não só no iPhone, mas em qualquer celular ou computador).
O outro era a capacidade de processamento do aparelho. Com a memória limitada do modelo 3G e Classic (vimos aqui que em média o máximo de memória livre que se pode ter sem rodar nada é de 20 a 30 MB), fica difícil gerenciar tantos aplicativos abertos ao mesmo tempo, resultando quase sempre em travamentos e encerramentos bruscos de atividade.
Ou seja, para que o iPhone não ficasse conhecido pela lentidão e travamento de programas, a Apple (sabiamente) decidiu reduzir a exigência do processador cortando esta funcionalidade do sistema. Ela não teve escolha. Pior para nós, usuários.
Porém, com o surgimento do iPhone 3GS trazendo maior memória e melhor poder de processamento, a coisa muda e muito. Testes comprovam que ele é capaz de gerar tranquilamente o multi-tasking, sem nenhum risco à usabilidade.
Para o experimento, um usuário de Hong Kong utilizou o programa Backgrounder (jailbreak), que permite o uso de vários aplicativos contemporaneamente. Ele abriu um streaming de rádio por internet, ao mesmo tempo que dois jogos que exigem bastante do processador, Real Racing e Need for Speed. O resultado você vê neste vídeo:
Reparem como a performance não foi nada prejudicada em nenhum dos programas, tanto nos de corrida como no áudio do rádio. Realmente impressionante.
Este experimento demonstra que a Apple pode vir a permitir o multi-tasking futuramente, quando a maioria dos usuários já possuírem um aparelho mais potente (iPhone e iPod touch).
[via]


![[tutorial] Saiba como comprar um livro digital no Brasil e fazê-lo funcionar no iBooks](http://blogdoiphone.com/wp-content/uploads/2011/10/ibookS_t.jpg)
![[tutorial] Saiba o que são e como usar os códigos promocionais da App Store](http://blogdoiphone.com/wp-content/uploads/2011/07/redeemappstore.jpg)

Muito interessante. Falta somente a Apple decidir pela implementação…
Aliás, Fantástico…
Putz, muito bom..agora da pra ouvir radio e navegar
Só falta a contagem regressiva do blog com a data da chegada do GS no Brasil… Hehe… Alguém tem encontrado o 3G de16gb ora comprar? Sumiu!
Impressionante!! Mas seria legal também se ele tivesse deixado fora do carregador de bateria pra ver quantos % ia descarregar nessa brincadeira.
É mesmo… a bateria não deve aguentar nada!
Ainda fica a questão da bateria, que foi um dos motivos deles não habilitarem a funcionalidade…
De quanto foi a autonomia com esses processos em background?
Instalei aqui no meu… 3GS. Vou fazer um teste até a hora do almoço com o Beejive em background, que afinal das contas é uma das coisas que pode interessar, apesar que com o push, não sei se vale a pena deixar em segundo plano.
Acho que o esquema de segundo plano seria interessante nos aplicativos GPS, pois aí não haveria risco de perda de sinal, mas com certeza nestes casos, a bateria sem dúvida vai rapidinho.
Este aspecto do GPS seria uma das coisas que estariam atrasando o lançamento do TomTom…
O que é interessante é que o aparelho claramente tem potência e performance para trabalhar com multitasking, porém a Apple não liberou ainda essa função, levando o pessoal à aderir ao jailbreak.
Mas infelizmente isso não é novidade… =/
Acho que pro iPhone vir a ter multitasking o iPhone OS vai precisar mudar de cara. O modelo atual de homebutton e janelas únicas (q tomam a tela toda do aparelho) vai ter que mudar, algo como o Palm Pre fez com as cartas.
Acho que isso só deve vir pra um iPhone OS 4.0. É o que eu acho. =]
Vale destacar, Celso, que o esquema de “cartas” do Palm Pre foi discaradamente copiado do Safari do iPhone…
A bateria não dura nada mesmo com o push ligado. Deixar app em background talvez seja até melhor, ao contrário do que falaram sobre isso.
hehe, é verdade iLex. As semelhanças são grandes.
Mas vamos concordar que no modelo atual, o iPhone com multitasking ia confundir um monte de gente, que ia ficar perdido quanto quais aplicativos estão abertos ou não (algo parecido com o que acontece com o Nokia N95).
A Palm resolveu isso, copiando, mas resolveu.
Que venha um exposé pro iPhone! =DD
Não acho interessante essa história de multitasking. É difícil você usar duas coisas ao mesmo tempo, eu nunca usei. A única coisa que fiz foi ligar uma música(pelo ipod do Iphone) e jogar um jogo ao mesmo tempo, mas isso já é possível hoje, sem alteração nenhuma do sistema.
Multitarefas é bom mais para Mensagens Instantâneas.
Pessoal, o que mais faço hoje no meu Windows Mobile é fechar aplicativo que fica em background consumindo recursos.
A Apple está certa em limitar isso.
Na verdade as pessoas acostumaram a não usar multitask porque o seu aparelho não permitia isso. No computador, por exemplo, ninguém consegue mais deixar um único aplicativo aberto, nem que for para economizar o tempo de abri-lo novamente.
Acho que deveria ter duas formas de deixar a aplicação aberta.
A primeira congelando a aplicação, deixando gravado o que está aberto e a forma que está. Isso pode ser feito copiando as informações da memória ram para o HD do aparelho.
A outra forma seria a original, com a aplicação realmente rodando em background.
mel deus do céu eu nem sabia que no jailbreak tinha esse programa, sahasuashuashauasuhsauhsausah
Ainda pode acontecer de esquecer um aplicativo aberto e este ficar consumindo bateria.