2009ARQUIVOEXCLUSIVO

Conheça a função de Acesso Universal do iPhone 3GS

Acessibilidade no iPHone 3GS

Uma das funções exclusivas do iPhone 3GS e que ainda não falamos aqui é a de Acessibilidade, que tem a intenção de facilitar o acesso ao aparelho para pessoas com deficiência.

Visto que o novo beta 2 do OS 3.1 trouxe algumas novidades nesta área, vamos fazer um apanhado completo da função.

A Acessibilidade nada mais é do que um menu extra presente nos Ajustes do modelo 3GS.

Acessibilidade nos Ajustes do 3GS

Com ele, você pode ativar vários recursos visuais e sonoros no aparelho, como mostraremos agora.

Menu de acessibilidade

Zoom
O Zoom é para que pessoas que têm dificuldade visual possam ampliar o conteúdo de qualquer coisa na tela. Ele funciona em qualquer aplicativo, desde que a função esteja ativada.

Para ampliar ou reduzir a tela, basta tocá-la duas vezes com três dedos. Você pode também arrastar com a mesma quantidade de dedos (na tradução brasileira virou “varrer”) para ver outras partes da tela.

acessibilidade3 Controle de Zoom

VoiceOver
O VoiceOver lê em voz alta tudo o que é tocado na tela. Ele usa o mesmo motor de síntese de voz que o Controle por Voz, o qual já demonstramos aqui. Ele também lê o conteúdo de emails e documentos, tudo com pronúncia brasileira (ou de qualquer uma das 30 línguas originais do sistema).

VoiceOver

Para se acostumar é meio chato no princípio, pois você precisa tocar duas vezes cada vez que quer selecionar um ítem ou botão. Mas obviamente não é para usuários normais, apenas para quem realmente precisa.

Branco sobre Preto
Esta função coloca tudo o que aparece na tela do aparelho em negativo.

It's black or white

Novidade no iPhone OS 3.1 beta 2
No beta liberado ontem pela Apple, veio uma novidade na Acessibilidade que pode ser vista na imagem acima: configuração do clique triplo no botão de Início. Você pode com isso facilmente ativar o VoiceOver, o Branco sobre Preto ou então determinar que se escolha no momento qual função será ativada.

Três cliques no botão Início

Estranhamente, essa opção desabilita completamente a função de tirar uma foto da tela do iPhone. Mas a imagem abaixo mostra o que aparece ao clicar três vezes o botão “Home” quando se optou por “Perguntar”.

Acessibilidade do iPhone 3GS

Configuração pelo iTunes
Além do menu, tudo isso pode ser ativado diretamente no iTunes ao sincronizar o aparelho. Para isso, há um botão extra que aparece toda vez que um iPhone 3GS é conectado.

Controle direto no iTunes


Veja o vídeo de algumas funções da Acessibilidade ativadas:

_______________________________________

Todas estas funções são exclusivas do novo modelo 3GS e acho difícil que seja possível ativá-la em outros aparelhos pelo jailbreak. A prova disso é o tamanho do firmware do 3GS, que é quase 30% maior que o dos outros modelos, provavelmente contendo a programação para todas as funções novas.

Botão Voltar ao topo