É horrível a sensação que temos quando somos roubados ou simplesmente perdemos nosso precioso iPhone. E foi pensando nisso que a Apple disponibilizou um belo serviço para tentar resolver este problema.

Com o iPhone OS 3.0 e uma assinatura do MobileMe (R$ 229,00 ao ano) será possível utilizar a função Buscar Meu iPhone (Find My iPhone), para saber onde seu aparelho está.

Find My iPhone

Com a função, você vai poder saber por um mapa a localização exata do seu iPhone, além de poder mandar mensagens para ele e até mesmo, apagar todos os dados.

Há dois principais tipos de utilidade que este serviço pode ter. Na perda do aparelho ou no caso de um roubo.

Imagine que você perdeu o seu iPhone e não sabe mais onde pode ter esquecido: no escritório, no posto de gasolina ou na padaria, onde parou no caminho para comprar leite. Se você tiver uma conta MobileMe poderá saber com precisão onde ele está e voltar no lugar para tentar achá-lo. Um mapa, acessado de qualquer navegador internet poderá lhe fornecer a rua e o quarteirão onde ele se localiza. Você pode também enviar uma mensagem para o telefone, pedindo para a alma caridosa que o encontrou de devolvê-lo.

Buscar meu iPhone

Ou digamos que você é distraído e perdeu o telefone dentro da sua própria casa. Já procurou por tudo e nada de encontrar. Como fazer? Através do mesmo serviço, você pode enviar uma mensagem ao aparelho, que emitirá um sinal sonoro durante dois minutos (mesmo com ele no silencioso). Isso é o suficiente para você se guiar pelo som até onde ele está.

Buscar meu iPhone

Mas vamos imaginar que o pior aconteceu: seu iPhone foi roubado. O que fazer?
Visto que mensagens não são muito eficientes nesse caso, você pode fazer duas coisas. Primeiro identificar onde o ladrão está. Segundo, enviar um comando para que todos os dados no interior do aparelho sejam removidos. Isso pode ser feito também de qualquer navegador e é um processo que nem o ladrão nem ninguém pode interromper. Se você depois recuperá-lo, basta restabelecer o backup do iTunes e tudo volta como era antes.

Buscar meu iPhone

Mas essa alternativa deve ser feita em último caso, pois depois de tudo apagado, seu aparelho não será mais cadastrado no MobileMe e você não poderá mais localizá-lo.

Claro que, se você não se cuidar, o serviço pode se voltar contra você. Ele possibilita que alguém saiba exatamente onde você está e por isso é mais do que aconselhável que você mantenha sempre em segredo a sua senha do MobileMe, pois esse é um prato cheio para maridos/esposas/namoradas/namorados ciumentos e controladores.

Como a privacidade é um dos direitos fundamentais do cidadão, é possível desligar a função diretamente do aparelho, nos Ajustes.

Busque meu iPhone

O serviço MobileMe é pago, mas você pode utilizar todas as suas funções gratuitamente por um período de 60 dias, inclusive a função descrita neste artigo. Para isso, você precisa informar os dados de um cartão de crédito internacional. Nada será debitado da sua conta antes dos 60 dias de teste. Se você não quiser continuar, é só cancelar o serviço antes do prazo. Um email da Apple é enviado a você uma semana antes do final.