2009ARQUIVO

Começam a circular rumores sobre o futuro iPhone de terceira geração

Não adianta alguns aqui torcerem para que a Apple demore para lançar um novo iPhone só porque acabaram de comprar o seu. Se é uma coisa considerada como certa é que na metade deste ano a Apple vai lançar um novo modelo de iPhone, como sempre faz. Assim caminha o mundo da tecnologia e ficar com um mesmo produto por mais de um ano não é do feitio do tio Jobs.

iPhone 3 ???

Pois passada a Macworld, os rumores apontam para o novo modelo que provavelmente já está sendo estudado. O site ZDNet publicou um artigo falando dos boatos que rondaram os corredores da feira em San Francisco sobre um possível iPhone com processador de quatro núcleos (Quad-core), o que aumentaria muito sua performance, tanto para rodar as tarefas comuns quanto para entrar com tudo no mercado de consoles de jogos.

Uma mudança no hardware é mais do que necessária. Em julho passado, o novo modelo não trouxe nenhuma novidade significativa além da inclusão de duas funções chaves, o GPS e a tecnologia 3G. De resto, a estrutura, tamanho e arquitetura continuaram os mesmos.

Tudo ia bem enquanto a concorrência não se mexia, mas o quadro começa a mudar. Novos lançamentos começam a sair, com características que ofuscam a supremacia do nosso precioso. Ontem mesmo a Palm anunciou o seu novo celular, o Pre, que francamente me impressionou. Bonito, elegante, ligeiramente menor que o iPhone, mas com a mesma resolução de tela, além de um teclado físico deslizante. Eu não gosto de teclados, mas é preciso considerar que muita gente ainda acha fundamental. A Apple não vai deixar que a concorrência a alcance e deve tirar da manga as suas cartas já na próxima atualização.

Com o lançamento de um aparelho quad-core, é preciso também mudar o sistema operacional para que ele tire o máximo de proveito do hardware. É por isso que também começou a se falar em um firmware 3, que traria suporte aos quatro núcleos nos aplicativos, além de gerir muito melhor o consumo de energia. Resta saber se este novo firmware seria compatível apenas com os novos iPhones, o que poderia determinar o fim das atualizações nos aparelhos atuais.

Este é o primeiro grande boato do ano. Agora só nos resta esperar mais novidades.

Botão Voltar ao topo