2008ARQUIVO

iBeer x iPint: a guerra das cervejas também no iPhone

Tudo começou ainda no ano passado, quando uma empresa chamada Hottrix fez um vídeo em formato iPhone/iPod touch que criava a ilusão de ter cerveja dentro do celular. Era um truque (chamado também de iTrick) ótico onde o usuário tinha que treinar o sincronismo com o vídeo antes de tentar impressionar alguém. Eu brinquei um pouco com ele na época e confesso que até era divertido.

Eis um vídeo da primeira versão:

YouTube video

Aí veio o advento do SDK e os aplicativos oficiais. A tal empresa então resolveu adaptar os iTricks (tinha também de pipoca e de leite, entre outros) para o formato de um programa, dando assim interatividade ao jogo, sem precisar ficar treinando antes. O problema é que outra empresa teve a mesma idéia e lançou no mesmo dia o iPint, associando o jogo a uma marca de cerveja, a Carling. Genial.

Como era quase uma peça publicitária, o iPint sempre foi gratuito, enquanto o iBeer já saiu custando $2,99. Resultado? A Hottrix está processando a cervejaria por quebra de direitos autorais.

Agora vamos à opinião de quem já usou os dois programas.
O iBeer era divertido no seu tempo de ouro, quando não havia aplicativos oficiais para o iPhone e só o jailbreak nos trazia diversão extra para o aparelho. Porém, os tempos mudaram. Se a idéia é muito simpática, a execução do iBeer 2.0 ficou muito aquém da qualidade esperada. O programa é lento e visivelmente falso, não conseguindo criar a ilusão de um copo real de chopp. Decididamente, 3 dólares jogados fora (não confiem neste segundo vídeo, que foi muito bem produzido).

Enquanto isso, o iPint não só pegou a idéia da cerveja como fez um aplicativo bem divertido para o iPhone ou iPod touch. Além de simular muito mais realisticamente um copo cheio de cerveja, ainda criou um jogo onde, com a ajuda do acelerômetro, você deve deslizar seu copo em uma mesa de bar, até chegar às mãos do cliente.

Com três níveis diferentes de dificuldade, o game diverte pela simplicidade. O prêmio, para quem chega ao final, é uma taça virtual da loira.

O iBeer não está deixando de vender porque o iPint roubou a idéia, mas sim porque o aplicativo é ruim! Muito mal feito e visivelmente lançado às pressas para aproveitar o lançamento da App Store. E o pior é que nem se preocuparam em melhorar a qualidade depois, porque o programa continua o mesmo desde que foi lançado, há três meses atrás.

A Carling roubou a idéia da cerveja virtual? Humm, eu tenho minhas dúvidas. Esse tipo de ilusão já é feito há anos por mágicos no mundo inteiro, usando telões ou imagens projetadas. A única coisa que a Hottrix fez foi portar para o iPhone.

Se querem minha opinião (e a do nosso leitor Pedro Parga Bastos, que também pagou pelo aplicativo), não vale a pena pagar pelo iBeer, a não ser quando eles melhorarem a qualidade do programa. Use o iPint e impressione os amigos.

Como é? O iPint foi removido da App Store e não pode mais ser baixado? Onde você leu isso, em outro blog? :)

O que esqueceram de dizer a você é que ele foi tirado apenas da loja americana. Em alguns outros países ele continua disponível, e de graça.
Para conseguí-lo, vá até a App Store francesa e faça um cadastro lá. O processo é exatamente igual ao explicado aqui, com a diferença que o “NONE” em francês é “AUCUNE”.

Aprecie sem moderação. :)

Botão Voltar ao topo