O APN (Access Point Name) é a configuração que faz com que seu celular acesse a rede de dados da sua operadora. Se ele não está com as informações corretas, o celular não consegue se conectar à internet através da rede GPRS, EDGE ou 3G.

No iPhone a Apple até previu uma maneira de editá-lo, porém em muitos países (incluindo o Brasil) o APN dos aparelhos oficiais já vem pré-configurado, sem a possibilidade de alteração.

O inconveniente disso é que muitos usuários necessitam retornar à assistência técnica porque possuem problemas do tipo “falha de autenticação PDP”, que poderia ser facilmente resolvido com a configuração correta do APN.

Pois o Blog do iPhone acaba de desenvolver um aplicativo para resolver este problema: o APN Config.

Com ele, você pode restabelecer as configurações da sua operadora, sendo ela oficial (Claro ou Vivo) ou não. Além disso, o programa permite também desligar a rede de dados, caso você não tenha um plano para isso e não quer ter surpresas no final do mês na hora de pagar a conta telefônica.

  

  

O melhor de tudo: o celular não precisa ter passado por nenhum jailbreak. Ele funciona em todos os aparelhos rodando o firmware 2.1 ou posterior, pois trata-se de um aplicativo web (webapp). Também não traz nenhum risco ao celular, porque todas as configurações instaladas podem ser facilmente removidas em Ajustes > Geral > Perfil no próprio iPhone.

  

O aplicativo está todo em português e pode ser acessado entrando com o seguinte endereço no Safari de seu celular: http://apn.blogdoiphone.com

Se você quiser testá-lo, sinta-se a vontade de expor suas impressões nos comentários deste artigo.

NOTA: se você não tem necessidade de alterar o APN ou não entendeu para que serve, não use este aplicativo.