2008ARQUIVOCoberturasEXCLUSIVO

Evento da Gameloft apresentou o lançamento de novos jogos para o iPhone

Ocorreu na última quinta-feira o evento especial da Gameloft, onde ela apresentou oficialmente seus últimos lançamentos para iPhone e iPod touch. E o Blog do iPhone estava lá para conferir de perto.

Fomos o único representante brasileiro no evento, formado basicamente por blogueiros e jornalistas. Fui muito bem recebido pelos organizadores, que fizeram questão de saber como era o público nacional e qual era a penetração do iPhone no Brasil.

Falei para eles que, além do enorme número de aparelhos já ativos no país, a promessa da chegada do modelo 3G no final deste mês gerou uma espectativa muito grande.

Tive o prazer de conversar com os desenvolvedores dos jogos. Todos jovens e muito apaixonados pelo que fazem. Um deles, que ajudou a desenvolver o game Asphalt4, conversou bastante tempo comigo, revelando informações muito interessantes.

Jogos para o iPod Classic e o iPhone

Ele me disse que já fizeram muitos jogos para o iPod normal (a Gameloft foi uma das primeiras a colaborar com a Apple) e que este ano estavam entrando também para o mundo iPhone.

Ao contrário do que todo mundo diz a respeito das limitações do SDK, ele me contou uma coisa que me deixou surpreso: a Apple limita TUDO na programação para o iPod. Quer saber como vai ser, dimensão, peso, design, tudo tem que ser aprovado com ela antes. Com o iPhone é diferente. Os programadores são muito mais livres para fazer o que quiserem.

Por que não há a opção de língua Portuguesa nos jogos para iPhone?

Uma das perguntas que fiz foi justamente essa, pois não entendia porque muitos jogos da Gameloft possuem a opção para a nossa língua  em outros celulares e no iPhone não.

Ele me respondeu que em um primeiro momento é porque usou-se as línguas exigidas pela Apple.

Como assim? A Apple é quem define as línguas???

Calma, não é bem assim. Na verdade com os jogos para o iPod super limitados, era a Apple quem definia as línguas dos jogos. Ao começar a trabalhar para o iPhone, as línguas padrões foram usadas, o que não quer dizer que com o tempo não sejam incluídas novas línguas.

Real Soccer 2009, Asphalt4 e BlockBreaker2

Estavam todos comemorando que o Real Soccer 2009 (lançado na última terça-feira) já figurava em primeiro lugar entre os aplicativos mais comprados na App Store francesa, seguido do Asphalt4 em segundo.

Joguei um pouco dos dois jogos e realmente são impressionantes. O RS09 tem uma ótima jogabilidade, além da preocupação em mostrar os nomes reais de todos os jogadores em cada equipe.

O diferencial que o iPhone proporciona é que, quando na vida real os jogadores mudam, uma atualização do aplicativo pode trazer facilmente as mudanças para o jogo virtual.

A novidade da noite foi a revelação do lançamento de um novo jogo, o BlockBreacker2, que foi entregue à Apple na quarta-feira e deve estar disponível já nos próximos dias.

Como é desenvolver para o iPhone?

Uma coisa que me chamou a atenção foi a empolgação dos programadores pelo que fazem.

Disseram que trabalhar com o iPhone é muito estimulante, pois os recursos disponíveis são bem maiores comparados ao desenvolvimento para outros celulares. Os recursos gráficos (3D e alta definição) e de interação (com o multi-toque e o acelerômetro) do iPhone OS abrem um leque de possibilidades enorme.

Um deles me disse que de dia passava desenvolvendo os jogos e a noite ia pra casa jogar outros da concorrência. Viciadões totais!

E o futuro?

Os desenvolvedores da empresa já estão trabalhando em alguns jogos.

Eles não puderam adiantar nenhum detalhe, mas a dica dada é que, pela lógica, os jogos já existentes no catálogo da Gameloft para outras plataformas devem ganhar logo uma versão para o iPhone.

Ou seja, podemos esperar até o final do ano jogos como Real Football Manager, Pocket Chef e o popular Dogz. Eu torço para o ótimo Splinter Cell. :)

Conclusão

Foi muito bom ter participado do evento.

A idéia da empresa em colocar em contato os desenvolvedores dos jogos e os blogueiros foi fantástica, possibilitando uma troca de experiências e opiniões que só é benéfica para a plataforma.

A Relações Públicas da Gameloft, Aude Fouquier, prometeu nos colocar em contato com o escritório da empresa no Brasil, para que o Blog do iPhone esteja sempre informado das últimas novidades.

O bom é que assim poderemos pressionar mais diretamente para que eles dêem ao público brasileiro cada vez mais atenção.

Obrigado Gameloft.
O champagne M. Chandon estava ótimo. :)

Botão Voltar ao topo