2008ARQUIVO

O que é SDK?

Software Development Kit (SDK)

Mas afinal, o que é esse tal de SDK que todo mundo está comentando?
Muita gente ainda se faz essa pergunta, devido à grande expectativa em torno de sua liberação. Para deixar todo mundo informado, vamos fazer um resumo rápido do que significa essa sigla milagrosa, segundo alguns.

SDK é a sigla para Software Development Kit (ou Software Developers Kit – pacote de desenvolvimento de software). É esse pacote que permite à programadores elaborarem aplicativos para rodarem em uma plataforma específica (no nosso caso, o iPhone/iPod Touch). Quando o iPhone foi lançado, uma das maiores reclamações por parte dos usuários era que o aparelho não permitia a instalação de programas de terceiros. A Apple justificou a decisão como uma forma de proteger o celular de vírus ou programas maliciosos, que comprometessem a instabilidade e a segurança.

Com o primeiro desbloqueio não oficial, surgiu também o já conhecido Installer, programa que instala aplicativos não-oficiais no iPhone. Mas apesar de acalmar a ansiedade dos usuários, trouxe em pequena proporção uma certa instabilidade nos aparelhos (quem nunca teve seu iPhone “travado” por causa dele que atire a primeira pedra) e o lançamento de programas oficiais tornou-se mais desejado ainda.

Foi então que em outubro de 2007 o presidente da Apple, Steve Jobs, anunciou que a empresa iria permitir o desenvolvimento de programas para o iPhone e que um Kit seria liberado no final de fevereiro. Com isso, a comunidade internacional ficou bastante empolgada e ansiosa ao mesmo tempo: como seria a distribuição desses programas? Seriam pagos ou de graça, como acontece com os não-oficiais?

O final de fevereiro se aproxima e ainda muitas perguntas estão sem respostas. Temos uma semana e meia para sabermos se a Apple vai respondê-las ou não. Só nos resta esperar para ver.

Botão Voltar ao topo